É possível fazer a instalação de piso de madeira na cozinha?

piso-de-madeira-na-cozinha

É possível instalar piso de madeira na cozinha? Na certa, você terá essa dúvida, principalmente porque neste cômodo da casa ainda não é muito comum esse revestimento ser aplicado no Brasil. 

Outros chegam a afirmar que, por ser um ambiente cuja umidade predomina muitas vezes, os pisos de madeira não são muito apropriados. Mas, muito pelo contrário, se tudo estiver bem higienizado, limpo e organizado, não há motivo nenhum para acreditar nisso, certo? 

Se não fosse adequado, inclusive, por que no exterior esse conceito de decoração é amplamente usado nas cozinhas? Portanto, esqueça quaisquer exageros ditos pelas pessoas no senso comum e dê a esse ambiente do seu lar mais charme e elegância. 

Neste post, falaremos um pouco mais sobre como a madeira pode combinar perfeitamente não só na cozinha, como também em todos os cômodos. Confira!

Os pisos de madeira irão deixar sua cozinha mais elegante

Enquanto aqui no Brasil os pisos de madeira na cozinha estão começando a conquistar o gosto do povo, no exterior esse conceito já é bastante aplicado. Nos Estados Unidos, por exemplo, boa parte das residências são adeptas a esse estilo charmoso e elegante. 

Ao mesmo tempo, em nosso país, muitos condomínios novos, principalmente os compostos por apartamento studio ou de apenas um dormitório, são adeptos a esse revestimento como parte da decoração. 

Isso porque, neles é adotado o modelo de cozinha americana, isto é, este cômodo é integrado à sala, já que apenas um balcão os separa. Assim sendo, normalmente o tipo de revestimento em ambos os espaços costuma ser o mesmo. 

Como combinar o tom do piso com a decoração das cozinhas?

Bem, por ser um ambiente de muito tráfego no dia a dia, ao contrário dos quartos, uma dica é revestir a cozinha com piso de madeira escuro. Até porque, se algo cair e manchar, o “estrago” não ficará tão perceptível, além de não aparentar um desgaste mais rápido. 

Contudo, assim como em qualquer cômodo, é preciso impermeabilizar o revestimento a fim de preservar ao máximo seu brilho e qualidade. E na hora da limpeza, fique atento ao usar produtos ou excessivo volume de água, pois ambos podem ser extremamente prejudiciais. 

Agora, se mesmo com esses cuidados você ainda não está seguro em aplicar a madeira no chão da sua cozinha, faça um recuo e instale soleiras nas proximidades da pia e do fogão. Com isso, diminui-se bastante a chance de qualquer respingo de água ou gordura danificar o piso. 

<h2>Cuidados a serem tomados nesse cômodo</h2>

Como já mencionado, tome bastante cuidado ao deixar respingar acidentalmente água ou gordura no piso. Se isso ocorrer, imediatamente procure um meio de limpar o estrago sem deixar nenhum resquício. Caso contrário, se não estiver impermeabilizada, a madeira pode absorver esses “vilões” e estragar. 

Nas regiões onde geladeiras, canos e máquinas de lavar louça estiverem instaladas, o cuidado também precisa existir. Se descuidos ocorrem, a água penetra entre um rejunte e outro, ocasionando a propagação de fungos, rachaduras e deformação. 

Vantagens de aderir aos revestimentos de madeira na sua cozinha

Se os cuidados são muitos, os benefícios também. Aderindo aos revestimentos de madeira na cozinha são elegantes, sustentáveis e, dependendo do modelo, a impermeabilização garante a não-absorção de poeira, auxiliando bastante na hora da limpeza. 

Em termos de sofisticação, a madeira possui um nível muito maior em relação aos tradicionais laminados e vinílicos. Atrelado a isso, é proporcionada uma maior sensação de conforto e aconchego, pois sua essência é natural e possui tons quentes. 

A Safira faz a melhor instalação de piso de madeira na cozinha de casas e apartamentos

Com todas as informações acima, ficou difícil não se convencer de que piso de madeira na cozinha é sim possível se todos os cuidados forem tomados. Por isso, não perca mais tempo e entre em contato com A Safira para realizar a instalação e manutenção desse revestimento, deixando sua casa linda e aconchegante.

Conheça todos os nossos serviços acessando o site ou entrando em contato com a gente pelos telefones (11) 5921-4504 e (11) 4191-2805 ou e-mail vendas@asafira.com.br. A satisfação é toda nossa em te atender!

Entenda a necessidade de fazer a manutenção do piso de bambu

manutencao-do-piso-de-bambu

Assim como os demais revestimentos, a manutenção do piso de bambu precisa ser feita periodicamente, indo desde os cuidados no dia a dia até questões feitas por profissionais, como o envernizamento. 

Mesmo sendo mais resistentes em relação a outros tipos de madeira, o bambu também é sensível à água e demais elementos capazes de prejudicar seu brilho e beleza. Por isso, é muito importante se atentar a algumas boas práticas de como conservá-lo. 

Diante disso, neste post selecionamos algumas informações sobre a importância da manutenção e as precauções a serem tomadas cotidianamente por você. Confira!

Ambientes onde o piso de bambu é indicado

Estilo e leveza podem andar lado a lado com conforto acústico e térmico caso decida aderir aos revestimentos de bambu em sua residência. Atrelado a tudo isso, também existe o custo-benefício, pois essa qualidade de madeira apresenta mais durabilidade e é altamente renovável no meio ambiente. 

E assim como qualquer outro piso de madeira, o bambu pode ser instalado em qualquer cômodo, contanto que os devidos cuidados com manutenção sejam mantidos. Nesse ponto, é importante mencionar a importância de impermeabilizá-lo e inseri-lo uma camada de verniz. 

Com relação a decoração, o bambu combina com diversos estilos, desde o rústico até o contemporâneo, atendendo plenamente os gostos do consumidor. 

Água: o grande inimigo dos revestimentos de bambu

Não é novidade que os pisos de madeira são inimigos da água, não é mesmo? Isso porque, quaisquer respingos ou problemas de umidade podem estragar o revestimento completamente, tornando muitas vezes a restauração inviável, sendo preciso substituí-lo por um novo. 

Por isso, ao limpar, procure sempre usar vassoura, aspirador de pó ou no máximo um pano úmido e secá-lo imediatamente. Além disso, se algum produto de limpeza for usado e este precisa ser misturado em água, obedeça sempre as recomendações do fabricante quanto ao seu uso em pisos de bambu

Limpe regularmente todo o piso

Brincos, grãos de areia, clipes ou qualquer outro elemento pequeno pode danificar o bambu, riscando-o completamente conforme entram em contato com o chão. Isso porque, o atrito os leva a agirem como lixa e, conforme as pessoas vão pisando, os mesmos sofrem pequenos riscos. 

Com isso, uma dica é sempre ficar atento com qualquer coisa no chão e providenciar sua limpeza o quanto antes, principalmente se o cômodo possui grande movimentação de pessoas, como na sala. Juntamente com isso, colocar tapetes também contribuem por uma maior preservação. 

Outras dicas de como conservar os pisos em bambu

Paralelo aos dois cuidados citados acima, existem outros a serem tomados com os pisos de bambu em nome de uma maior preservação, tais como: 

  • evite andar com sandálias ou sapatos de salto sobre o revestimento, pois podem ocasionar minúsculos furinhos em sua superfície, picotando-a; 
  • caso tenha animal, procure sempre deixar suas unhas aparadas, evitando arranhões e riscos no piso.
  • coloque feltro ou algo similar embaixo dos móveis pois, caso contrário, ao arrastá-los na hora da limpeza ou mudança, eles podem danificar o bambu; 
  • instale cortinas ou persianas nas janelas, evitando a luz do sol entrar com muita intensidade a ponto de desbotar o chão, 
  • tapetes não-emborrachados são uma opção em cômodos com grande circulação de pessoas todos os dias. 

Faça com A Safira a manutenção do piso de bambu em sua residência ou escritório

Sabendo de todos os cuidados envolvendo a manutenção do piso de bambu, se precisar de um serviço mais profundo de impermeabilização ou envernizamento do revestimento, é só contar com a gente. 

A Safira realiza os serviços de instalação e manutenção neste e demais pisos de madeira em residências e empresas, tendo enorme satisfação em atender a demanda de cada cliente. 

Entre já em contato com a gente ligando (11) 5921-4504 e (11) 4191-2805 ou escrevendo um e-mail para vendas@asafira.com.br!

Piso de bambu: uma alternativa sustentável na decoração

piso-de-bambu-sala

Em termos de sustentabilidade, o piso de bambu está cada vez mais presente nos lares brasileiros, pois transmitem a sensação de leveza, estilo e conforto térmico, além de terem alta durabilidade. 

Normalmente, a espécie usada na constituição desse revestimento é o Mossô, um tipo de madeira mais dura em relação ao Jatobá e com maior durabilidade do que o Eucalipto. 

E por ser considerado uma espécie gramínea, o bambu cresce rapidamente na natureza, sendo uma madeira abundante e renovável. Atrelado a isso, possui uma elevada taxa de absorção de carbono, contribuindo por purificar o ar da região onde está plantado. 

Conheça a seguir, mais informações sobre os revestimentos de bambu e os benefícios de usá-lo no estilo de decoração da sua casa!

A relação do bambu com diferentes estilos de decoração

De modo geral, o piso de bambu combina com os mais diversos estilos de decoração, principalmente aqueles com pegada mais rústica. Isso porque, quando o mobiliário também é de madeira, independentemente do tom, ele contribui por deixar o ambiente mais aquecido e elegante. 

Uma dica é ornar o tom do revestimento com tapetes beges e sofás claros ou revestidos em couro. Lembre-se: o importante é sempre criar uma harmonia entre todos os elementos do aposento, conforme os gostos individuais de cada pessoa. 

Com relação ao acabamento, o bambu pode receber uma camada de verniz opaca ou brilhante, a gosto do freguês. Mas antes da instalação dos revestimentos, verifique se os mesmos já estão impermeabilizados e o contrapiso está devidamente nivelado. 

Como esse piso é constituído?

A fabricação dos pisos de bambu envolve uma série de processos desde a extração da natureza até o momento de ser comercializado. Resumidamente falando, o seguinte passo a passo é feito: 

  1. Fervura das varetas após serem colhidas da natureza; 
  2. Secagem a fim de eliminar quaisquer umidades; 
  3. Cozinho pressurizado com adesivos plastificantes; 
  4. Nova secagem e corte; 
  5. Lixamento, laminação e secagem com luz ultravioleta, 
  6. Inspeção a fim de verificar se tudo já está ok e poder ser vendido. 

Benefícios desse tipo de revestimento

Não basta ser sustentável, os revestimentos em bambu possuem inúmeros benefícios no dia a dia, proporcionando mais comodidade a todos. 

Na hora da limpeza, um pano seco ou semi-úmido é o suficiente quando se quer deixá-lo novinho e livre de poeira. Inclusive, ao contrário dos carpetes e outros revestimentos de madeira, o bambu não precisa ser encerado, gerando economia de gastos. 

Como já mencionado, o bambu é sinônimo de requinte e beleza, combinando com os mais diversos estilos de decoração e tons de móveis. Atrelado a isso, são bem mais resistentes se comparado a outras madeiras, como o Jatobá e o Eucalipto. 

Por fim, a instalação também é rápida de ser feita, contanto que um especialista execute a tarefa, deixando o ambiente mais lindo e aconchegante. 

Conte com A Safira na instalação e manutenção do piso de bambu

Bem, como pudemos ver, o piso de bambu faz jus a excelentes requisitos: sustentabilidade, praticidade, conforto, elegância, custo-benefício e resistência. Portanto, agora chegou o momento de você aderi-lo em seu imóvel, deixando-o convidativo e bonito. 

Para isso, a A Safira terá enorme satisfação em fazer a instalação, acabamento e manutenção desse revestimento com a qualidade jamais vista em nenhum outro lugar. 

Consulte nossas condições ligando (11) 5921-4504 e (11) 4191-2805, escrevendo um WhatsApp no número (11) 99532-3176 ou e-mail vendas@asafira.com.br. Teremos plena satisfação em te ter como cliente!

Diferenças entre os pisos de madeira, vinílicos e laminados

pisos-de-madeira

Os pisos de madeira são capazes de transformar totalmente o visual e design do ambiente, atendendo os diferentes gostos das pessoas. 

Por esse motivo, é muito importante entender as diferenças entre pisos de madeira, laminados e vinílicos a fim de verificar se estes realmente condizem com o seu estilo de vida. 

A princípio, os três tipos de revestimentos são voltados a ambientes internos e os cuidados envolvendo a limpeza e conservação são bem tranquilos de serem mantidos. 

No entanto, em apenas um deles as vantagens se sobressaem em relação aos aspectos negativos. Quer saber qual? Então se liga nas informações a seguir!

O que difere os três tipos de piso

Resumidamente falando, o piso de madeira maciça apresenta alta durabilidade, garantindo elegância e sofisticação em residências. Ao todo, estão disponíveis em diferentes formatos, tonalidades e tamanhos, atendendo a diferentes gostos e necessidades de cada projeto. 

Por outro lado, o laminado de madeira é feito com HDF e possui alta densidade. Normalmente, o revestimento vem no formato retangular (régua) de diversos tamanhos e tons. Sua instalação é feita com encaixe por click em contrapisos com, no máximo 3 mm saliências em uma extensão de 1 metro. 

Já o vinílico, é feito com PVC e sua forma pode ser tanto retangular, como em placas. Sua instalação demanda um piso nivelado e, por isso, durante o procedimento é preciso verificar se uma massa niveladora precisa ser usada. 

Por que o piso de madeira é a melhor opção aos ambientes internos?

Conhecidas as diferenças entre os três tipos de revestimento, chegou a hora de respondermos a pergunta feita na introdução deste post: qual é o melhor? Bem, diante de todas as informações, os de madeira maciça levam vantagem, pois: 

  • são mais duráveis;
  • possuem uma beleza natural;
  • possuem fácil instalação e manutenção; 
  • é fácil de ser conservado;
  • detêm um grande conforto térmico;
  • não acumula muita sujeira,
  • é hipoalergênico. 

Como fazer a manutenção correta da madeira maciça?

Antes de mais nada, vamos repetir uma informação já mencionada em posts anteriores: revestimentos de madeira são inimigos de ambientes molhados. Por isso, evite ao máximo inseri-los em locais úmidos, pois as chances deles se danificarem e acumularem bolor embaixo mais rapidamente são grandes. 

Além disso, procure tomar o máximo de cuidado, evitando derramar qualquer líquido sobre ele. Caso isso ocorra acidentalmente, enxugue o quanto antes a ponto de evitar a infiltração e a ocorrência de danos. 

Falando um pouco sobre a limpeza, esta precisa ser feita periodicamente com aspirador de pó ou vassouras com cerdas macias. Caso apareça alguma mancha, procure eliminá-la com pouca quantidade de água, detergente ou pano úmido. Evite passar cera. 

Com os pisos maciços, os cuidados precisam ser dobrados

Nos pisos de madeira, os cuidados precisam ser redobrados. Até porque, durante o acabamento, é preciso verificar qual técnica é mais adequada em cada ambiente a fim de evitar ao máximo a infiltração de água capaz de estragá-lo completamente.

E no dia a dia, use apenas aspirador ou pano umedecido com água na limpeza. Isso porque, o uso de removedores, thinner ou outros compostos podem manchar a superfície. Com relação aos móveis, dê preferência aos com rodinhas de silicone embaixo, pois elas diminuem as chances de riscos e desgaste do piso. 

Conte com A Safira na instalação e manutenção dos pisos de madeira

Bem, se você chegou até aqui, é porque ficou interessado na instalação dos pisos de madeira maciça em sua residência. Por isso, conte com A Safira, uma empresa que entende realmente do assunto e terá enorme satisfação em deixar sua casa com o melhor visual possível.

Juntamente com a instalação, aqui também fazemos a manutenção, raspagem e aplicação de verniz, deixando seu piso novinho em folha. Faça já um orçamento com a gente pelo WhatsApp (11) 99532-3176 ou e-mail vendas@asafira.com.br e confira nossas condições!

5 maneiras de combinar decoração com piso de madeira escuro

Prezando por modernidade e aconchego, o piso de madeira escuro está sendo cada vez mais adotado em residências. Inclusive, ele é bem adequado para quem deseja praticidade, pois no dia a dia, pequenas sujeiras, como fios de cabelos, não ficam tão visíveis em relação aos revestimentos de tons mais claros.  

Contudo, assim como qualquer outro tipo de piso, é preciso combiná-lo com a decoração dos cômodos. Até porque, caso contrário, os ambientes podem ficar com o visual pesado, deixando o resultado final aquém do desejado.

Diante disso, selecionamos neste post cinco dicas de como conciliar a decoração de sua casa com tons mais escuros de piso de madeira. Confira!

1- Prefira móveis de tons claros

Não é novidade para ninguém que o oposto dos tons escuros, são os claros, não é mesmo? Então, nossa dica é mobiliar os aposentos de sua casa com móveis neutros, principalmente nas salas e nos dormitórios.

No caso dos sofás e mesas, investir no cru, bege ou tampo em vidro, respectivamente, podem ser excelentes opções para contrastar com o revestimento. Já home theaters, guarda-roupas e camas, madeiras claras são ótimas alternativas. 

2- Coloque pequenas plantas suculentas nos cômodos

Mesmo se você mora em um studio com apartamento compacto, cultivar algumas plantas apropriadas dentro do imóvel só irá proporcionar vivacidade e bem-estar no ambiente. Além disso, melhoram a qualidade do ar interior e proporcionam a sensação de leveza. 

Uma sugestão, inclusive, são as suculentas, cujos cuidados diários não requerem muito esforço e, mesmo assim, embelezam os cômodos. 

3- Valorize a luz natural do sol

A fim de manter a casa arejada, iluminada e leve, abrir todas as janelas só irá trazer benefícios tanto ao imóvel, quanto à saúde dos moradores. Seja em dias ensolarados, nublados ou chuvosos, é possível sentir a energia do sol vibrar dentro do lar. 

Porém, nesse tópico é importante fazer uma observação: os pisos de madeira escuros precisam estar envernizados e impermeabilizados. Caso contrário, os raios solares podem deixá-los desbotados, elevando os custos envolvendo reparo e manutenção. 

4- Invista em tons neutros no teto e nas paredes

Assim como a mobília, o teto e as paredes do imóvel precisam ter um contraste com o piso escuro. Por isso, a dica é pintá-los com tons leves e neutros, como o marfim, bege, nude, verde claro e creme. 

Agora, caso não queira pintar, existem outras duas alternativas: usar papéis de paredes também de tons claros e instalar espelhos em cômodos, como as salas e quartos. Este último, inclusive, dá a sensação de maior amplitude e luminosidade, deixando tudo ainda mais sofisticado. 

5- Caso deseje, coloque tapetes e objetos coloridos sobre os móveis

Por fim, nossa última dica faz jus a um meio termo existente entre tons claros dos móveis e paredes e escuros do revestimento. Obviamente, estamos falando de tapetes e demais objetos e elementos de decoração levemente coloridos, capazes de dar um destaque em cada cômodo. 

Não sendo nada extravagante, colocar almofadas coloridas nos sofás, quadros nas paredes, luminárias e vasos de plantas são opções perfeitas. Assim, consegue-se manter a discrição e proporcionar mais vivacidade nos cômodos. 

Conte com A Safira para tingir o seu piso de madeira

Como viu, existem inúmeras maneiras de combinar o piso de madeira escuro com a decoração de sua casa, deixando-a mais bonita do que nunca. Mas, se você ainda não aderiu a esse tipo de revestimento, chegou o momento de fazer um orçamento de instalação aqui com A Safira

Teremos enorme satisfação em fazer toda a colocação dos pisos em madeira escura e a manutenção periódica a fim de deixá-los sempre lindos e impecáveis. Atendemos toda a Grande São Paulo e trabalhamos apenas com produtos de altíssima qualidade. 

Acesse já nosso site ou ligue (11) 5921-4504 e (11) 4191-2805. Teremos enorme satisfação em te atender!

6 estilos de decoração incríveis com piso de madeira

piso-de-madeira-minimalista

Apostar no piso de madeira ao revestir sua casa ou apartamento só irá te proporcionar infinitas possibilidades de decoração incríveis sem ser preciso gastar muito.

Por ter um caráter neutro, os pisos amadeirados combinam com diversos estilos, desde o minimalista até o rústico. E, claro, com a manutenção devida, eles podem durar longos anos sem necessidade de trocá-los por completo. 

Neste post, selecionamos seis dos principais estilos de decoração onde os pisos de madeira combinam perfeitamente com a pintura da parede e o design dos móveis. Confira!

1- Estilo minimalista

 

O estilo minimalista tem sido usado na contemporaneidade justamente por proporcionar aos ambientes uma sensação de mais modernos e neutros. Não à toa, tons como cinza, branco e preto estão muito presentes nos móveis, paredes e revestimentos. 

Diante disso, apostar em pisos de madeira claros a fim de combinar com as paredes pintadas com tons mais frios é uma excelente pedida, principalmente em dormitórios. No caso da mobília, uma dica é usar espelhos para fornecer a sensação de amplitude e contribuir pela luminosidade do cômodo. 

piso-de-madeira-estilo-calmo-e-neutro
Piso de madeira em decoração com estilo calmo e neutro

2- Decoração de estilo calmo e neutro

 

A fim de proporcionar uma sensação maior de aconchego no lar, principalmente após a rotina agitada envolvendo trabalho e estudo, estilos neutros são ideais para você se sentir bem. Nesse caso, assim como no item anterior, apostar em pisos mais claros é uma excelente opção. 

Mas, nesse caso, é possível combinar os tons mais leves dos revestimentos com o mobiliário e paredes também mais claros.  

3- Ambientes coloridos

 

Agora, se você quer fugir do neutro e apostar em tons coloridos que proporcionam mais vivacidade nos cômodos, o revestimento em madeira pode ser das cores desejadas. Seja claro ou escuro, ele irá combinar 100% com a mobília e as paredes, equilibrando o ambiente. 

Seja no verde, amarelo, vermelho, azul ou, até mesmo nos tons mais frios, sempre há um piso de madeira para satisfazer seus gostos. 

4- Estampas e cores distintas

 

Em substituição à pintura e textura, os papéis de parede conquistam cada vez mais o gosto dos brasileiros e podem ser aplicados em todos os cômodos. E adivinha só: os pisos de madeira também combinam perfeitamente com eles, proporcionando ao seu lar doce lar um ambiente agradável e harmônico. 

Nesse estilo de decoração, uma dica é procurar combinar os tons do papel de parede com os do piso de madeira. Sabe a velha história de ornar o tom da bolsa com o do sapato? Aqui é a mesma coisa. 

piso-de-madeira-estilo-rustico
Piso de madeira em ambiente com decoração rústica

5- Estilo rústico

 

Sabe aquele estilo de decoração muito comum em fazendas, casas de campo e ambientes rurais? Existe a possibilidade de aderir ao rústico, mesmo morando no meio urbano e nas grandes cidades. 

Inclusive, os pisos de madeira são excelentes nesse estilo, pois combinam perfeitamente com os móveis que também são feitos dessa matéria-prima, na maioria das vezes. Basta escolher o tom desejado e deixar sua casa aconchegante como se estivesse no campo. 

6- Estilo de decoração industrial

 

Semelhante ao minimalista e o neutro, o estilo de decoração industrial também combina com esse tipo de revestimento. Até porque, ele une duas tendências ao mesmo tempo: amadeirado e cimentício. 

Como opção nas paredes, uma ideia é revesti-la de tijolinhos e deixar alguns casos de encanamento fictícios sem embutir. Assim, terá a sensação de estar mesmo em uma indústria dentro da sua casa.  

Escolha seu estilo de decoração e instale o melhor piso de madeira com A Safira

Depois de conhecer melhor seis estilos de decoração que combinam com o piso de madeira, ficou difícil dizer que nenhum está de acordo com seu estilo, não é mesmo? 

Portanto, escolha qual vai adotar em sua casa e conte com os serviços de instalação e manutenção de revestimentos da A Safira.  Somos especialistas no segmento e temos em nosso catálogo uma infinidade de pisos com tons claros e escuros, a fim de atender suas necessidades. 

Faça já um orçamento pelos telefones (11) 5921-4504 e (11) 4191-2805 ou mande-nos um e-mail no endereço orcamento@asafira.com.br. Estamos de portas abertas para receber seu pedido!

Como funciona a raspagem de pisos de madeira?

A raspagem de pisos de madeira é uma prática muito comum quando o assunto é conservação e manutenção desse tipo de revestimento. Até porque, quando não cuidado adequadamente, ele pode apresentar sinais de desgaste com o tempo e, até mesmo, provocar pequenos incidentes domésticos. 

Diante disso, neste post vamos falar um pouco sobre a importância de conservar os pisos de madeira, de modo a deixá-los sempre com aparência de novos e bem cuidados. 

Além disso, você vai descobrir os porquês de contratar uma empresa especializada em raspagem de tacos, como a A Safira, na realização deste procedimento. A seguir, confira mais informações sobre o assunto!

A importância de fazer a raspagem nesse tipo de piso

Ao longo dos anos, os tacos e demais revestimentos de madeira podem sofrer ações naturais do tempo, alterando completamente sua beleza. Isso porque, muitas vezes eles acabam sofrendo com o excesso de água durante as limpezas, alta luminosidade do sol capaz de desbotá-los, etc. 

Por esses e outros motivos, é muito importante periodicamente fazer a chamada raspagem nos tacos, preservando suas características originais. Tal tarefa precisa ser feita por um profissional, pois alguns cuidados precisam ser tomados a fim de não estragar o piso. 

Basicamente, durante a raspagem são eliminados riscos, manchas, fissuras superficiais, marcas e irregularidades no nivelamento de todo o chão. Além disso, dependendo da necessidade de cada cliente, a técnica permite eliminar resíduos de verniz e cera aplicados há algum tempo para uma nova camada ser inserida.  

A raspagem é feita em três etapas

Se você chegou até aqui entendendo superficialmente sobre a importância de fazer a raspagem de tacos, provavelmente deve ter surgido a dúvida: como esse procedimento é feito? 

Bem, ao todo são três etapas envolvendo a processo com o objetivo de deixar seu revestimento de madeira com aspecto 100% novo: raspagem, calafetação e reaplicação do verniz. Abaixo, vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas: 

  1. Raspagem: também conhecida como nivelamento, nessa etapa são retiradas todas as imperfeições do piso, como riscos, manchas e o verniz antigo. Para isso, uma lixa grossa é usada cuidadosamente de modo a não prejudicar a aparência do taco. Posteriormente, são eliminados todos os tacos quebrados e estes são substituídos por novos. Depois, uma lixa fina é usada no acabamento;
  2. Calafetação: assim como quaisquer outros modelos de revestimento, os tacos precisam ser rejuntados entre si. Isso porque, a vedação permitirá o não-acúmulo de sujeiras e água entre um taco e outro, 
  3. Reaplicação do verniz: nesta última etapa, o verniz é aplicado novamente a fim de deixar o piso com aspecto mais brilhoso ou fosco (de acordo com a preferência do cliente) e, principalmente, impermeabilizando-o para aumentar uma durabilidade. 

Por que contar com uma empresa especializada ao fazer esse serviço?

O procedimento pode parecer simples, como pudemos ver, mas de nada adianta se ele não for executado por uma empresa responsável e especializada no assunto. Por isso, a melhor opção é contratar os serviços da A Safira e contar com um time treinado para deixar seu revestimento com aspecto totalmente novo. 

Até porque, quando a raspagem não é feita adequadamente, os tacos podem ficar ainda mais desgastados e com um nivelamento incorreto, alterando totalmente o aspecto plano do chão. Além disso, se os ricos na madeira não forem feitos como se deve, será preciso substituir todo o material por um novo, gerando prejuízo. 

A Safira é especializada em raspagem de pisos de madeira em São Paulo

Portanto, não espere mais e contrate já os serviços de raspagem de pisos de madeira com a A Safira, uma empresa especializada neste e demais serviços envolvendo a instalação e manutenção desse tipo de revestimento. 

Nossos profissionais trabalham com materiais de altíssima qualidade e garantem 100% de satisfação aos clientes espalhados por toda a capital e Região Metropolitana de São Paulo. 

Faça já um orçamento com a gente preenchendo o formulário no site ou ligando  (11) 5921-4504 e (11) 4191-2805, de segunda à sexta-feira das 9h às 18h. A satisfação é toda nossa em atendê-lo!

Descubra manter seu piso de madeira novo por mais tempo

Descubra manter seu piso de madeira novo por mais tempo

Você sabia que um dos segredos para manter seu piso novo por mais tempo está relacionado a limpeza? Por isso, listamos algumas dicas de como limpar o seu revestimento.

Evite produtos de limpeza multiuso

Os produtos de limpeza não especializados para cuidar dos pisos de madeira e devem ser evitados. Eles contêm detergentes, surfactantes e agentes cáusticos ou alcalinos que alteram o brilho do piso. Além de deixar resíduos que retém a sujeira e obstrui a proteção do piso.

Cuidado com o excesso de umidade

Uma quantidade excessiva de água escorrendo entre as placas e nos arranhões do seu revestimento provoca a deterioração do acabamento e causa a descoloração das placas. Caso seu piso tenha contato com água, lembre-se de secar imediatamente.

Vinagre é proibido

Há alguns anos, o vinagre era recomendado para a limpeza de pisos de madeira. No entanto, este líquido ácido altera prematuramente o acabamento do piso. Não aplique vinagre no seu piso.

Não aplique cera sem indicação do fornecedor

Sabonetes ou ceras oleosas deixam uma película gordurosa e oleosa que se acumula na superfície, deixando o piso de madeira pegajoso, difícil de manter e de restaurar.

Cuidado com outros produtos

Perfumes e desodorantes, limpadores de vidros compostos de éter glicol ou amônia, produtos de limpeza fortemente alcalinos (produtos de banho, detergentes, desengordurantes) à base de hidróxidos (sódio, potássio, fosfato), alvejante ou amônia, também são prejudiciais para o seu piso.

Você sabia que a estiagem pode prejudicar seu piso de madeira?

Cuidados com o piso de madeira

Assim como o excesso de umidade, a falta dela também pode ser um dos vilões para os pisos de madeira.  De origem orgânica, a madeira resseca quando há estiagem, podendo surgir noss pisos frestas em função do ressecamento, que faz a madeira “encolher”.

A explicação para esse fenômeno está em uma característica inerente da madeira que faz com que ela aumente ou diminua de tamanho de acordo com a umidade relativa do ar. A madeira absorve ou libera água para entrar em equilíbrio com o ambiente externo, o que leva a alterações em seu tamanho e formato. Essa característica recebe o nome de higroscopia e também está presente no cabelo humano.

Embora a época da seca possa prejudicar o piso de madeira, separamos algumas dicas que vão te ajudar manter a umidade do seu piso. Veja:

Umidificador

Com umidificador você equilibra a umidade do ar no ambiente, além de evitar o ressecamento do piso, favorece respiração das pessoas da casa. Nos dias de estiagem o umidificador será seu melhor aliado.

Baldes com água

Os baldes ou bacias com água aumenta a umidade do ar nos espaços, hidratando o seu piso.

Pano úmido

Uma outra saída, é utilizar panos levemente úmidos que ajudam a devolver um pouco da umidade perdida. Passe molhado e em seguida levemente úmido. Lembre-se que o excesso de água pode danificar seu piso, muito cuidado.

Essas são algumas maneiras que você pode adotar para minimizar os efeitos da estiagem sobre seu piso de madeira. Mas fique tranquilo, porque as frestas que surgirem na madeira provavelmente vão desparecer quando o clima voltar ao normal e madeira se reidratar. No mais, previna conserve seu piso.

A Safira é especialista em instalação, restauração e raspagens do piso.

Visite nossas redes sociais e acompanhe para mais dicas.

Como escolher o piso de madeira ideal?

São tantas opções, uma mais linda que a outra, que fica difícil escolher, por isso, nós vamos te ajudar a trilhar essa jornada!

Na hora de decorar, a escolha do piso é uma das mais importante, por isso antes de aplicar o revestimento é necessário pensar no todo, desde a estética até a manutenção. Nós vamos te ajudar a trilhar essa jornada de decisão com um guia completo.

Os pisos de madeira oferecem maior durabilidade em relações as demais opções, além do conforto térmico, praticidade e outros pontos. Clique aqui e consulte os benefícios dos pisos de madeira.

As madeiras utilizadas para a fabricação do revestimento são muitas, as principais são cumaru, sucupira, ipê, jatobá, tuari, muiracatiara, cabreúva, amêndola, guaiuvira, amendoim, marfim, peroba, carvalho, mas a lista não termina por aí.

O tradicional piso de madeira maciça, assim como os tacos, assoalhos, decks, pisos prontos tem suas particularidades.

Os tacos são compostos por peças pequenas de madeira e permitem algumas paginações a qual oferece uma aparência moderna aos ambientes.

Os assoalhos são compostos por peças compridas, traz uma sensação de amplitude no ambiente.

Tacos e assoalhos são indicados para áreas internas. Podem ser lixados e renovados várias vezes, também possibilitam novos design como coloração, tingimento e clareamentos.

Decks são indicados para áreas externa, proporciona ao local um charme único.

Piso pronto já sai de fábrica com o acabamento. Ele é ideal para quem precisa de agilidade.

As madeiras mais claras, são mais macias, já as mais escuras, são mais duras. Para áreas com alto tráfego é indicado pisos mais escuros. Já o único produto indicado para áreas externas e molhadas é o deck, pois tem alta resistência a água e a grande circulação.

Os pisos de madeira não podem ser lavados, visto que a úmida prejudica na beleza e na durabilidade, por isso as cozinhas e banheiros não são ambientes indicados para esse tipo de revestimento.

Manutenção

A limpeza dos pisos pode ser realizada diariamente, vassouras com cerdas macias e panos levemente umedecidos são os mais indicados. Lembrando que o piso não deve ser encerado.

Durabilidade

Bons pisos que recebem bons cuidados tendem a ter durabilidades altas, na média de 30 anos. Vale ressaltar que existem processos de revitalização que acrescentam alguns anos e mantém a beleza.