Descubra manter seu piso de madeira novo por mais tempo

Descubra manter seu piso de madeira novo por mais tempo

Você sabia que um dos segredos para manter seu piso novo por mais tempo está relacionado a limpeza? Por isso, listamos algumas dicas de como limpar o seu revestimento.

Evite produtos de limpeza multiuso

Os produtos de limpeza não especializados para cuidar dos pisos de madeira e devem ser evitados. Eles contêm detergentes, surfactantes e agentes cáusticos ou alcalinos que alteram o brilho do piso. Além de deixar resíduos que retém a sujeira e obstrui a proteção do piso.

Cuidado com o excesso de umidade

Uma quantidade excessiva de água escorrendo entre as placas e nos arranhões do seu revestimento provoca a deterioração do acabamento e causa a descoloração das placas. Caso seu piso tenha contato com água, lembre-se de secar imediatamente.

Vinagre é proibido

Há alguns anos, o vinagre era recomendado para a limpeza de pisos de madeira. No entanto, este líquido ácido altera prematuramente o acabamento do piso. Não aplique vinagre no seu piso.

Não aplique cera sem indicação do fornecedor

Sabonetes ou ceras oleosas deixam uma película gordurosa e oleosa que se acumula na superfície, deixando o piso de madeira pegajoso, difícil de manter e de restaurar.

Cuidado com outros produtos

Perfumes e desodorantes, limpadores de vidros compostos de éter glicol ou amônia, produtos de limpeza fortemente alcalinos (produtos de banho, detergentes, desengordurantes) à base de hidróxidos (sódio, potássio, fosfato), alvejante ou amônia, também são prejudiciais para o seu piso.

Você sabia que a estiagem pode prejudicar seu piso de madeira?

Cuidados com o piso de madeira

Assim como o excesso de umidade, a falta dela também pode ser um dos vilões para os pisos de madeira.  De origem orgânica, a madeira resseca quando há estiagem, podendo surgir noss pisos frestas em função do ressecamento, que faz a madeira “encolher”.

A explicação para esse fenômeno está em uma característica inerente da madeira que faz com que ela aumente ou diminua de tamanho de acordo com a umidade relativa do ar. A madeira absorve ou libera água para entrar em equilíbrio com o ambiente externo, o que leva a alterações em seu tamanho e formato. Essa característica recebe o nome de higroscopia e também está presente no cabelo humano.

Embora a época da seca possa prejudicar o piso de madeira, separamos algumas dicas que vão te ajudar manter a umidade do seu piso. Veja:

Umidificador

Com umidificador você equilibra a umidade do ar no ambiente, além de evitar o ressecamento do piso, favorece respiração das pessoas da casa. Nos dias de estiagem o umidificador será seu melhor aliado.

Baldes com água

Os baldes ou bacias com água aumenta a umidade do ar nos espaços, hidratando o seu piso.

Pano úmido

Uma outra saída, é utilizar panos levemente úmidos que ajudam a devolver um pouco da umidade perdida. Passe molhado e em seguida levemente úmido. Lembre-se que o excesso de água pode danificar seu piso, muito cuidado.

Essas são algumas maneiras que você pode adotar para minimizar os efeitos da estiagem sobre seu piso de madeira. Mas fique tranquilo, porque as frestas que surgirem na madeira provavelmente vão desparecer quando o clima voltar ao normal e madeira se reidratar. No mais, previna conserve seu piso.

A Safira é especialista em instalação, restauração e raspagens do piso.

Visite nossas redes sociais e acompanhe para mais dicas.

Como escolher o piso de madeira ideal?

São tantas opções, uma mais linda que a outra, que fica difícil escolher, por isso, nós vamos te ajudar a trilhar essa jornada!

Na hora de decorar, a escolha do piso é uma das mais importante, por isso antes de aplicar o revestimento é necessário pensar no todo, desde a estética até a manutenção. Nós vamos te ajudar a trilhar essa jornada de decisão com um guia completo.

Os pisos de madeira oferecem maior durabilidade em relações as demais opções, além do conforto térmico, praticidade e outros pontos. Clique aqui e consulte os benefícios dos pisos de madeira.

As madeiras utilizadas para a fabricação do revestimento são muitas, as principais são cumaru, sucupira, ipê, jatobá, tuari, muiracatiara, cabreúva, amêndola, guaiuvira, amendoim, marfim, peroba, carvalho, mas a lista não termina por aí.

O tradicional piso de madeira maciça, assim como os tacos, assoalhos, decks, pisos prontos tem suas particularidades.

Os tacos são compostos por peças pequenas de madeira e permitem algumas paginações a qual oferece uma aparência moderna aos ambientes.

Os assoalhos são compostos por peças compridas, traz uma sensação de amplitude no ambiente.

Tacos e assoalhos são indicados para áreas internas. Podem ser lixados e renovados várias vezes, também possibilitam novos design como coloração, tingimento e clareamentos.

Decks são indicados para áreas externa, proporciona ao local um charme único.

Piso pronto já sai de fábrica com o acabamento. Ele é ideal para quem precisa de agilidade.

As madeiras mais claras, são mais macias, já as mais escuras, são mais duras. Para áreas com alto tráfego é indicado pisos mais escuros. Já o único produto indicado para áreas externas e molhadas é o deck, pois tem alta resistência a água e a grande circulação.

Os pisos de madeira não podem ser lavados, visto que a úmida prejudica na beleza e na durabilidade, por isso as cozinhas e banheiros não são ambientes indicados para esse tipo de revestimento.

Manutenção

A limpeza dos pisos pode ser realizada diariamente, vassouras com cerdas macias e panos levemente umedecidos são os mais indicados. Lembrando que o piso não deve ser encerado.

Durabilidade

Bons pisos que recebem bons cuidados tendem a ter durabilidades altas, na média de 30 anos. Vale ressaltar que existem processos de revitalização que acrescentam alguns anos e mantém a beleza.

Conheça os benefícios do piso de madeira e como ele transforma os ambientes

benefícios do piso de madeira

Está namorando o piso de madeira faz um tempo, mas ainda não instalou? Conheça os benefícios e se apaixone ainda mais!

Os pisos de madeira acrescentam um toque de aconchego, afeto e muito conforto nos espaços. Agradável para ambientes residenciais e comerciais, a madeira tem alta durabilidade e conforto térmico, não ficando nem muito quente nem muito fria, o que é ótimo para pets e bebês.

A estética também é um ponto inquestionável, a madeira oferece tons que combinam com todos os espaços, valorizando o ambiente. Não faltam opções com dimensões e cores diferentes para você se apaixonar.

Durabilidade

O piso de madeira é para a vida toda! O seu maior diferencial é a possibilidade de revitalização, com apenas uma raspagem e aplicação de verniz o piso fica novinho.

Limpeza

É muito prático a limpeza nos pisos de madeira, basta um pano úmido com produtos para específicos para esse material. O mercado tem uma gama de produtos ótimos, que higienizam e cuidam do piso.

Conforto térmico

O Conforto térmico do piso de madeira tem suas vantagens em relação aos outros pisos que em dias muito quente ou frio podem causar transtorno a saúde. Já os pisos de madeira garantem maior estabilidade para a temperatura ambiente fazendo com que essa mudança seja menos sentida. Outro ponto positivo é para quem tem crianças pequenas ou quem gosta de andar descalço, sentir a madeira traz a sensação de liberdade e aconchego, proporciona um ambiente a confortável e agradável.

Versatilidade no uso

Os pisos de madeira são bem vistos pelos arquitetos e designer, pois com eles é possível criar combinações incríveis. São diferentes tipos de madeira, tonalidades e paginações. Os espaços ficam únicos e esteticamente maravilhosos.

Exclusividade

Cada peça é uma, a madeira traz variações em suas peças e isso acrescenta charme e história. O aspecto natural e aconchegante toma conta dos espaços.

Piso vinílico ou o laminado?

O piso vinílico ou o laminado seriam as melhores opções em questão de custo benefício e estética.

Essas opções também tem a vantagem de serem rapidamente instaladas, podendo ser sobrepostas no piso existente, caso não esteja muito desnivelado.

O piso vinílico ou o laminado seriam as melhores opções em questão de custo benefício e estética.

Essas opções também tem a vantagem de serem rapidamente instaladas, podendo ser sobrepostas no piso existente, caso não esteja muito desnivelado.

O piso vinílico ou o laminado seriam as melhores opções em questão de custo benefício e estética.

Essas opções também tem a vantagem de serem rapidamente instaladas, podendo ser sobrepostas no piso existente, caso não esteja muito desnivelado.

O piso vinílico ou o laminado seriam as melhores opções em questão de custo benefício e estética.

Essas opções também tem a vantagem de serem rapidamente instaladas, podendo ser sobrepostas no piso existente, caso não esteja muito desnivelado.